Arthur Henrique recebe quase mesmo número de votos de Denarium, principal apoiador na eleição

  • 23/06/2026
(Foto: Reprodução)
Arthur Henrique é o mais votado para governador em eleição suplementar de Roraima Mais votado na eleição suplementar deste domingo (21), o ex-prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL), quase alcançou o número de votos do ex-governador Antonio Denarium (Republicanos), um dos principais apoiadores na campanha. Arthur recebeu 160.004 votos, o que corresponde a 60,87% do total. Ele ficou a 3.163 votos de alcançar a votação registrada por Denarium nas eleições de 2022. O ex-governador obteve 163.167 votos. Mesmo com a maioria dos votos nas urnas, Arthur não foi declarado eleito porque concorreu sub judice. Ele aguarda definição sobre o registro de candidatura, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após a votação na noite deste domingo, Arthur celebrou a votação ao lado de Denarium, e agradeceu o apoio. "Obrigado pelo seu apoio, essa união só fortaleceu a caminhada e a luta por um estado melhor", disse Arthur. "Parabéns, meu amigo Arthur Henrique, governador eleito pela vontade soberana do povo!", comentou Denarium. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp 🔎 Entenda: sub judice significa que o candidato ainda aguarda julgamento da Justiça e a candidatura segue indefinida. No caso de Arthur, ele foi barrado por não cumprir o prazo de desincompatibilização ao deixar o cargo de prefeito, mas recorreu e aguarda julgamento de recursos no TSE e no Supremo Tribunal Federal (STF). Apoio de Denarium Um mês antes da eleição suplementar, Denarium anuciou apoio à candidatura de Arthur Henrique ao governo do estado. Até então, os dois pertenciam a grupos políticos rivais. Arthur fazia parte do grupo da ex-prefeita Teresa Surita (MDB), um dos autores da ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a reeleição de Denarium em 2022. O ex-governador foi declarado inelegível em abril de 2026. No entanto, na eleição suplementar, Surita declarou apoio a Sampaio, principal opositor de Arthur. Arthur Henrique ingressou em um cargo político eletivo pela primeira vez em 2017, quando foi eleito vice da ex-prefeita, de quem teve apoio nas eleições de 2020 e 2024. Antes disso, foi secretário extraordinário de Inclusão Digital em 2013 e titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura em 2019. Rompimento da aliança Arthur fazia parte do grupo da ex-prefeita Teresa Surita (MDB), um dos autores da ação no TSE contra a reeleição de Denarium em 2022. O ex-governador foi declarado inelegível em abril de 2026. Após ser reeleito, Arthur deixou o MDB e se filiou ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. O prefeito era filiado ao MDB desde que começou na carreira política, quando foi apadrinhado pela ex-prefeita Teresa Surita. A sigla também tem Romero Jucá como um dos seus principais líderes. Após mudar de sigla, Arthur Henrique rompeu com o grupo mdbista e passou a receber apoio do ex-governador Antonio Denarium. Durante esta eleição suplementar, o principal adversário de Arthur na disputa foi o governador interino e deputado Soldado Sampaio (Republicanos), que teve o apoio da ex-prefeita. Sampaio também foi líder do governo Denarium na Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR). Antonio Denarium declara apoio à candidatura de Arthur Henrique ao governo de Roraima nas eleições suplementares. Reprodução/Instagram Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

FONTE: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2026/06/23/arthur-henrique-recebe-quase-mesmo-numero-de-votos-de-denarium-principal-apoiador-na-eleicao.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes