Autoridades da Indonésia encontram destroços de avião de vigilância desaparecido com 11 pessoas a bordo
18/01/2026
(Foto: Reprodução) Avião está desaparecido na Indonésia
Reprodução/X
Autoridades da Indonésia informaram neste domingo (18) que localizaram os destroços de um avião de vigilância da pesca que havia desaparecido na província de Sulawesi do Sul, perto de uma montanha coberta por neblina, mas ainda buscavam as 11 pessoas que estavam a bordo.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O ATR 42-500 turboélice, pertencente ao grupo de aviação Indonesia Air Transport, perdeu contato com o controle de tráfego aéreo no sábado (17), por volta das 13h30 no horário local (3h da madrugada, em Brasília), na região de Maros, em Sulawesi do Sul.
Havia oito tripulantes e três passageiros a bordo da aeronave, que havia sido fretada pelo Ministério de Assuntos Marítimos e Pesca da Indonésia para realizar vigilância aérea da atividade pesqueira. Os passageiros eram funcionários do ministério.
O chefe da agência de resgate de Sulawesi do Sul, Muhammad Arif Anwar, disse à televisão local que, após a localização dos destroços, os socorristas mobilizariam 1.200 profissionais para buscar os passageiros e tripulantes desaparecidos.
“Nossa prioridade é procurar as vítimas, e esperamos que haja algumas que possamos evacuar com vida”, afirmou.
Veja os vídeos em alta no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A aeronave seguia para Makassar, capital de Sulawesi do Sul, após decolar da província de Yogyakarta, quando o contato foi perdido.
Na manhã de domingo (18), equipes de resgate locais encontraram destroços em diferentes pontos ao redor do Monte Bulusaraung, na região de Maros, afirmou Andi Sultan, um funcionário da agência de resgate de Sulawesi do Sul.
A montanha fica a cerca de 1.500 km (930 milhas) a nordeste da capital do país, Jacarta. “Nossas equipes de helicóptero avistaram destroços da janela do avião às 7h46”, disse Sultan a repórteres.
“E por volta das 7h49, descobrimos grandes partes da aeronave, suspeitas de serem a fuselagem”, afirmou, acrescentando que a cauda do avião também foi vista na parte inferior da encosta da montanha.
Equipes de resgate foram enviadas aos locais onde os destroços foram encontrados, disse Sultan, acrescentando que as buscas estavam sendo dificultadas por neblina intensa e pelo terreno montanhoso.
Em imagens de vídeo divulgadas pela agência de resgate, é possível ver uma janela do avião espalhada pela montanha, com forte neblina e ventos intensos ao redor.
Sultan afirmou que o Comitê Nacional de Segurança no Transporte da Indonésia conduzirá a investigação sobre o acidente. A causa ainda é desconhecida, e especialistas dizem que a maioria dos acidentes é provocada por uma combinação de fatores.
O ATR 42-500, fabricado pela construtora aeronáutica franco-italiana ATR, é uma aeronave regional turboélice com capacidade para transportar entre 42 e 50 passageiros.
O site de rastreamento de voos Flightradar24 informou na rede social X que o avião voava sobre o oceano em baixa altitude, o que limitou a cobertura do rastreamento, e que o último sinal foi recebido às 04h20 GMT, cerca de 20 km a nordeste do aeroporto de Makassar.
Aeronave não estava na trajetória correta
Segundo a imprensa local, durante a aproximação ao Aeroporto Sultan Hasanuddin, o controle de tráfego aéreo identificou que a aeronave não estava na trajetória correta de pouso e instruiu a tripulação a ajustar a posição.
Foram emitidas novas orientações para o avião retornar ao curso previsto. Após a última instrução, a comunicação foi perdida, levando a declarar fase de emergência e acionar as equipes de busca. O último contato aconteceu um pouco depois das 13h, hora local (3h da madrugada, em Brasília).
Segundo a agência de notícias Reuters, o avião transportava 11 pessoas. A aeronave, pertencente à companhia aérea Indonesia Air Transport, era pilotada pelo capitão Andy Dahananto. A empresa oferece voos fretados de avião e helicóptero para setores públicos e privados.
Nas redes, o governo local afirmou que está mobilizando buscas pelos tripulantes.
"Pedimos que continuem orando por nós para que as famílias encontrem força e coragem, e para que todos os tripulantes e passageiros sejam encontrados em breve", diz um comunicado do Ministério de Assuntos Marinhos e Pescas.
O avião é um ATR 42-500, segundo a ATR, fabricante francês desse tipo de aeronaves de transporte regional turboélice, com sede em Toulouse.
"Os peritos da ATR estão totalmente empenhados em colaborar com as autoridades indonésias e a companhia", indicou a empresa francesa em um comunicado.
✈️ O ATR 42-500 é um avião turboélice regional projetado para operações eficientes em rotas curtas e médias, com capacidade padrão para 48 passageiros em configuração comercial. A aeronave mede cerca de 22,67 metros de comprimento, possui envergadura de 24,57 metros e área de asa de 54,5 m², dimensões que favorecem a estabilidade e o desempenho em aeroportos menores. O modelo alcança velocidade máxima de cruzeiro de aproximadamente 556 km/h
✈️ De acordo a empresa, esse modelo é reconhecido no setor pela combinação de economia operacional, confiabilidade e capacidade de operar em pistas curtas — característica valorizada por companhias regionais.
Explosão e fumaça na encosta da montanha
O chefe da agência local de busca e resgate, Muhammad Arif Anwar, declarou que suas equipes foram destacadas para uma área montanhosa da região de Maros, a cerca de 42 quilômetros de Makassar, com base na última posição conhecida da aeronave.
A Força Aérea, a polícia e voluntários participam nas buscas, acrescentou. Por sua extensão e caráter insular, a Indonésia depende muito do transporte aéreo para comunicar suas ilhas.
O país não tem um bom histórico em segurança aérea. Em setembro de 2025, um helicóptero com seis passageiros e dois tripulantes caiu pouco depois de decolar do sul da ilha de Bornéu, sem sobreviventes.
Menos de duas semanas depois, quatro pessoas morreram na queda de outro helicóptero no distrito de Ilaga, na ilha da Papua.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram possíveis destroços, além de nevoeiro intenso e pertences pessoais espalhados. Até o momento, porém, não há confirmação de que as imagens sejam recentes ou que estejam relacionadas ao avião desaparecido.
*Com informações da agência de notícias AFP e Reuters.