Bombou no g1: adoção de criança encontrada nas ruas transforma a vida de família no interior de SP
31/12/2025
(Foto: Reprodução) 'Histórias que Salvam': adoção de criança resgatada na rua muda vida de família
Um novo capítulo na história da família Paula começou sem planejamento, mas mudou destinos. Em 2022, o casal Sueli Lima de Paula, de 51 anos, e Vanderval Santana de Paula, de 54, de São Carlos (SP), encontrou Victor Lima de Paula, então com 1 ano, vivendo nas ruas de São Paulo (SP). A decisão de adotá-lo transformou para sempre a vida da família.
A trajetória de Victor é singular e especial, digna de filme. O bebê é filho do irmão de Vanderval, que enfrentava a dependência química, assim como a mãe biológica. A criança já não estava mais sob os cuidados dos pais e seu paradeiro era desconhecido pela família até o reencontro que mudaria essa história.
Ao longo de dezembro, o g1 revisita as histórias mais inspiradoras, malucas - e reais - publicadas em 2025. Veja o vídeo acima, leia o texto abaixo e explore outras reportagens no mapa ao final desta página.
A matéria original foi publicada em fevereiro.
“O Victor nasceu para nós em 1º de agosto de 2022. É uma história que nem a gente acredita. Ele era filho do meu cunhado, usuário de drogas, assim como a mãe, e acabou sendo deixado com terceiros em São Paulo”, disse Sueli.
📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram
Família de São Carlos teve vida transformada com a adoção do garoto Victor
Arquivo pessoal
Procura-se bebê em SP
O casal passou a procurar a criança no entorno da praça da Sé, em São Paulo (SP ), e descobriu que ele estaria na Avenida Paulista. Porém, achavam impossível encontrarem uma criança no “mar de gente” que é a capital. Mas eles não desistiram e em pleno domingo, data em que a Paulista fica tomada por pessoas e atividades culturais, o milagre aconteceu.
“O Victor estava morando na rua, em pleno inverno em São Paulo. Depois de muita procura, chegamos à Paulista, em 31 de julho de 2022, e mesmo achando impossível encontrá-lo, eu o vi no chão e falei: ‘meu filho’”, contou Sueli.
Emocionado, Vanderval lembra que o menino se parecia muito com o irmão, o que tornou a conexão imediata. O casal conta que a sensação era de que já se conheciam há muito tempo. A partir daquele encontro, começaram a buscar o Conselho Tutelar e a cumprir todos os trâmites legais para regularizar a adoção.
“A vontade era tirá-lo dali na hora, mas foi preciso acionar os órgãos públicos. Passamos a noite em claro e, ao amanhecer, já buscávamos a mãe com a documentação pronta”, contou o casal.
Dias depois, o pai biológico do bebê morreu. Para o casal, o irmão de Vanderval cumpriu sua missão ao conseguir entregar o filho, a tempo, a uma família disposta a cuidar dele com amor e proteção.
“Quando o Conselho Tutelar entregou o Victor para a gente, ele me abraçou e deitou no meu ombro. Ali, o sentimento se confirmou: ‘meu filho, daqui ninguém te tira’”, disse a mãe.
Garoto ganhou vida nova e ressignificou a vida de uma família de São Carlos
Arquivo pessoal
Mais notícias da região:
TAMBAÚ: Gerações de mulheres: família do interior de SP tem até tetravó viva
VÍDEO: bebê com doença grave completa 1 ano e ganha festa em UTI de hospital no interior de SP
SÃO CARLOS: Mãe homenageia filho e oferece 60 cortes gratuitos de cabelo para autistas no interior de SP
Feliz aniversário
A chegada de Victor à família aconteceu em uma data ainda mais simbólica: 1º de agosto de 2022, dia do aniversário de Vanderval. Um presente que ele diz jamais esquecer. “Foi uma mistura de sentimentos, bem no dia do meu aniversário”, lembrou, emocionado.
Hoje, Victor espalha alegria e energia pela casa. O casal, que já tinha dois filhos adultos, Larissa e Matheus, de 26 e 22 anos , viu a família crescer de forma inesperada e cheia de afeto.
Brincadeiras, viagens e uma nova rotina passaram a fazer parte da vida de todos. Os passos de Victor são registrados a todo momento por uma família assumidamente coruja.
Primeiro aniversário, primeiros passos, passeios no parque, voltas de bicicleta e brincadeiras preenchem o álbum de memórias da casa. Sempre sorridente, ele aparece nas fotos espalhadas pelas paredes e nos celulares da família.
“Como não temos registros do primeiro ano de vida dele, faço questão de guardar cada momento. Qualquer coisa vira foto. É alegria pura. Não existe diferença entre meus filhos, eu dou a minha vida por ele”, concluiu a mãe.
Victor em vários momentos: na praia, passeando com bike e aprendendo a andar. Família registra todos os passos do garoto
Arquivo pessoal
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara