Cerca de 70% dos usuários do saneamento básico estão inadimplentes em Cruzeiro do Sul
22/10/2025
(Foto: Reprodução) 70% dos usuários dos serviço de água e esgoto em Cruzeiro do Sul estão inadimplentes
Cerca de 70% dos usuários do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) em Cruzeiro do Sul estão inadimplentes. De acordo com o órgão, dos 10 mil que estão cadastrados, sete mil estão com as contas atrasadas.
O município tem em torno de 25 mil consumidores que estão ligados ao sistema de abastecimento e, destes, cerca de 15 mil não estão cadastrados.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
No começo deste mês, moradores de pelo menos cinco bairros de Cruzeiro do Sul, enfrentaram mais de uma semana a falta de água nas torneiras. Isso demonstra a que o sistema necessita de investimentos para evitar novas interrupções.
O gerente regional do Saneacre, Braz Pedrosa pontuou que essa falta de pagamento dos usuários causa grandes transtornos pra cidade. "É uma situação muito grave", afirmou.
O aposentado Juscelino Castro alegou que é consumidor dos serviços há 30 anos e sempre paga o sistema de água. "A gente tem que manter em dia, porque se não amanhã pode acontecer de nós não termos água. Porque tudo que a gente precisa pagar", comentou.
A aposentada Maria Eli Nascimento também busca sempre pagar sem atrasos sua conta de água.
"Não estão fazendo a entrega do talão, aí eu vou ali na OCA pego o boleto e pago porque é importante, é muito importante pra mim pagar", contou.
LEIA TAMBÉM
Falta de água afeta moradores de Cruzeiro do Sul há quase uma semana
Acre é o estado que menos investe em saneamento no país, aponta estudo
Essa não é a realidade da maioria dos consumidores do município, segundo o Saneacre.
Mais de 90% dos bairros de Cruzeiro do Sul são abastecidos pelo serviço do estado. Para manter o abastecimento, a cidade conta com uma estação de captação, uma estação de tratamento e 110 poços artesianos que fornecem água para diversas localidades por meio de sistemas independentes.
O gerente pontuou que a regularização dos usuários é importante para que novos investimentos sejam feitos.
"É com o objetivo de manter a regularidade do abastecimento e ampliar a capacidade de fornecimento, que o órgão abriu uma campanha de negociação de dívidas para reduzir a inadimplência. Todos os investimentos que fazemos depende desse pagamento", afirmou.
Braz pediu para quem sabe que está com a situação irregular, busque o órgão para regularizar. "Fica aqui nosso apelo, nosso chamamento para que as pessoas que estão em débito que compareçam aqui no Saneacre para dar sua contribuição que a gente está parcelando sem juros e sem multa", assegurou.
Serviço de água e esgoto sofre com inadimplência de usuários de Cruzeiro do Sul
Marcos Santos/SECOM
VÍDEOS: g1