Ciclistas desaparecidos em trilha são encontrados conscientes e orientados, dizem bombeiros
20/01/2026
(Foto: Reprodução) Ciclistas desaparecidos em trilha são localizados pelo Corpo de Bombeiros
Gilberto Alves e Carlos Gomes Pereira, os dois ciclistas que desapareceram em uma trilha de bicicleta, foram encontrados pelo Corpo de Bombeiros nesta terça-feira (20). Um vídeo divulgado pela corporação mostra o momento (assista acima).
Os amigos estavam desaparecidos desde quarta-feira (14). A filha de Gilberto, Ana Carolina Almeida, de 39 anos, contou ao g1 que os ciclistas iniciaram a pedalada às 9h. O último contato ocorreu por volta das 15h do mesmo dia, quando o pai enviou um áudio ao cunhado, marido da irmã, dizendo que estava perdido e seguiria o rio (ouça mais abaixo).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A operação desta terça-feira (20) ocorreu em uma trilha de 24 km, saindo de um posto de comando em Juquitiba (SP). Ao todo, 23 profissionais e seis viaturas participaram das buscas.
O 6ºGB atuou no trecho de Peruíbe e adjacências, enquanto o 18ºGB ficou com a área de Juquitiba e proximidades.
Foram percorridos mais de 277 km desde o início das buscas, além da operação realizada pelo helicóptero Águia, que já sobrevoou mais de 100 km.
O g1 questionou o ponto exato que a dupla foi encontrada, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Gilberto dá um abraço em um profissional dos bombeiros ao ser encontrado
Reprodução
Buscas
Um mapa, divulgado pelo Corpo de Bombeiros, mostra os rastros das equipes que realizavam as buscas. A imagem é de um aplicativo de geolocalização, onde as equipes marcaram trilhas, pontos de interesse das equipes que passaram nesses trechos e raios de antena de celular.
De acordo com a corporação, os círculos maiores indicam a área de sinal de torres de comunicação para delimitar as áreas de buscas.
Mapa mostra rastros de equipes do Corpo de Bombeiros que realizam buscas por desaparecidos Carlos Gomes Pereira (à esq.) e Gilberto Alves (à dir.)
Divulgação/Corpo de Bombeiros e Arquivo Pessoal
Bombeiros realizam buscas por Gilberto Alves (à esq.) e o amigo Carlos Gomes Pereira (à dir.)
Arquivo Pessoal e Corpo de Bombeiros/Divulgação
Desaparecimento
Áudio mostra último contato de ciclista que se perdeu com amigo em trilha de SP
O g1 teve acesso ao último contato dos ciclistas antes de desaparecerem. "Oh, meu filho. Nós viemos fazer a trilha aqui e se perdemos. Agora, nós estamos descendo o rio, entendeu? Não sei se nós vamos chegar hoje não", disse Gilberto no áudio. Ao fundo, é possível escutar um barulho de água.
De acordo com a filha de Gilberto, os homens levaram apenas água. "Ele já andava de bike, porém aqui na região não tinha costume de andar. O amigo dele tinha experiência [...]. Estamos inconformados; é difícil", lamentou Ana.
Segundo o boletim de ocorrência (BO), Gilberto estava com uma camisa azul, bermuda preta e tênis branco, enquanto Carlos vestia uma bermuda cinza e um tênis, que não teve a cor especificada no registro policial. Cada um levava a sua bicicleta.
Percurso
Bombeiros realizam buscas por ciclistas que se perderam durante trilha
Corpo de Bombeiros/Divulgação
A filha de Gilberto acionou o Corpo de Bombeiros e registrou o BO na quinta-feira (15), quando foi informada pela tia, irmã do pai, sobre o desaparecimento.
Conforme divulgado pelo Corpo de Bombeiros, os homens entraram na Estrada do Jacuba, em Juquitiba, em direção à Trilha da Pedra Lisa, na Serra do Mar. Segundo a corporação, o objetivo era chegar à Cachoeira da Salete.
Ainda de acordo com os bombeiros, a topografia da região indica que os ciclistas seguiram em direção ao Rio São Lourencinho, que deságua em Peruíbe (SP).
Quem são os desaparecidos?
Carlos Gomes Pereira (à esq.) e o amigo Gilberto Alves (à dir.) estão desaparecidos
Arquivo Pessoal
Ana afirmou que o pai é morador de Embu das Artes (SP) e o amigo reside no distrito de Campo Limpo, na capital paulista. Ela destacou que os dois gostam de aventura, de pescar e andar de bicicleta.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos