É #FAKE vídeo de traficante 'arrependido' antes de confronto com o Bope no Rio; cena foi criada com inteligência artificial
04/11/2025
(Foto: Reprodução) É #FAKE vídeo de traficante arrependido antes de confronto com o BOPE no Rio; gravação foi criada com IA
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que supostamente mostraria um traficante dizendo estar arrependido antes de confronto com agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) na megaoperação policial que deixou 121 mortos terça-feira (28), no Rio. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é o vídeo?
Circulando no X, TikTok e Instagram ao menos desde sexta-feira (31), o conteúdo tem as descrições como estas: "bandido se deu mal"; "ele gravou vídeo momentos antes de a polícia chegar na Penha"; e "traficante do RJ grava seu último vídeo antes do confronto". Elas omitem que as imagens foram criadas com inteligência artificial (IA) – entenda abaixo.
A cena mostra um homem em uma região de mata, vestindo um colete à prova de balas, camiseta preta e uma corrente dourada no pescoço. Ele diz: "Mano, eu não aguento mais, não, irmão. Estou arrependido, velho. Isso aqui não é vida, não, parça. Leo, vem me buscar, por favor. O Bope está subindo, está fechando tudo. Eu não quero morrer aqui, não, mano. Eu só queria ajudar minha coroa. Olha onde eu vim parar. Socorro, irmão. Me tira daqui".
O material falso viralizou três dias após a polícia do Rio de Janeiro ter realizado uma megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, deixando 121 mortos e foi considerada a mais letal da história do estado.
⚠️ Por que isso é falso?
O Fato ou Fake submeteu o vídeo à plataforma Hiya, que identifica falas criadas ou manipuladas por IA. Resultado da análise: em uma escala de 0 a 100 de "nível de autenticidade", o áudio obteve a pontuação "1"– trata-se, portanto, de um deepfake (técnica que permite alterar conteúdos como vídeos e fotos).
Além disso, o Fato ou Fake fez uma selecionou um quadro do vídeo e utilizou a ferramenta Sightengine, que detecta imagens fabricadas com IA. Resultado: há 99% de chances de o conteúdo ter sido produzido com esse recurso.
Um indício de que se trata de conteúdo é sintético fica evidente quando parte da corrente usada pelo homem "desaparece" na lateral do pescoço (veja abaixo).
Parte da corrente dourada desaparece em vídeo feito por IA.
Reprodução
É #FAKE vídeo de traficante arrependido antes de confronto com o BOPE no Rio; gravação foi criada com IA
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)