Enem 2025: jovem se inspira na mãe e vai tentar vestibular para gastronomia e primas encaram juntas 1º dia de provas
09/11/2025
(Foto: Reprodução) Enem 2025: portões abrem na Unicap, no Recife
O primeiro dia de provas do Enem 2025, neste domingo (9), marcou para Kauê Lima, de 16 anos, a continuidade da profissão da mãe: a gastronomia. Morador de Olinda, o estudante chegou cedo à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista, área central do Recife, cerca de uma hora e meia antes da abertura dos portões, ao meio-dia.
“Minha expectativa é tirar uma boa nota. Estou tranquilo para fazer a prova e escolhi gastronomia porque é a área da minha mãe. Como ela tem experiência e eu a vi trabalhando com isso, preferi seguir por esse caminho, que também gosto muito”, contou o estudante, que faz o Enem pela primeira vez.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Kauê foi acompanhado dos avós, Maria da Conceição Pereira e José Francisco de Lima, que pretendem esperar o garoto até ele terminar o exame. O horário máximo para o fim da prova é às 19h.
COBERTURA EM TEMPO REAL - acompanhe por aqui
O g1 vai divulgar, a partir das 18h30, o gabarito extraoficial do primeiro dia do Enem 2025.
Orgulhosa do neto, Maria da Conceição contou que acredita que a filha, mãe de Kauê, teve grande influência na escolha do jovem.
“Por ela ter feito gastronomia, ter passado na faculdade, acho que inspirou ele. Hoje ela não exerce a profissão, porque o irmãozinho dele é um garoto com deficiência, mas ele se espelhou nela. Eu, na cozinha, sou um horror”, brincou a avó.
ENEM 2025 - DOMINGO (9) - RECIFE (PE) - Jovem se inspira na mãe para tentar gastronomia no vestibular
Mariane Monteiro/g1
Também em família, as primas Eveline Nascimento e Mirelle Menezes foram juntas fazer a prova. As duas, moradoras de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, chegaram por volta das 10h30, de carona com o pai de Mirelle, Eduardo da Hora, também na Unicap.
Eveline, de 18 anos, está no 3º ano do ensino médio e tenta uma vaga em medicina. Mesmo nervosa, ela disse estar confiante.
“Estudei bastante, fiz simulados e minha escola ajudou muito. Estou nervosa, mas confiante de que vai dar certo”, afirmou.
A prima, Mirelle Menezes, de 17 anos, tenta biomedicina. Assim como Eveline, ela confessou o nervosismo antes da prova.
“Me preparei bastante e estou com a expectativa alta, mas muito nervosa também. Vou tentar ficar tranquila e seja o que Deus quiser”, disse.
ENEM 2025 - DOMINGO (9) - RECIFE (PE) - Primas encaram juntas primeiro dia de provas
Mariane Monteiro/g1
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias