Governo de SP anuncia a construção 1.066 moradias na Baixada Santista, SP
15/04/2025
(Foto: Reprodução) Cinco cidades da região foram escolhidas. 70 unidades serão construídas para populações indígenas. O governador Tarcísio de Freitas anunciou a construção de 1.066 moradias do Programa Casa Paulista no litoral de São Paulo.
Reprodução/Governo do Estado de São Paulo
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou a construção de 1.066 moradias, do Programa Casa Paulista, em cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo. O anúncio foi realizado na segunda-feira (14), no Palácio dos Bandeirantes. O investimento será de R$ 207,7 milhões nas novas moradias, distribuídas em cinco cidades da região (veja a lista abaixo).
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
“Estamos atacando as deficiências que nós temos, principalmente daquelas pessoas que não suportam mais o aluguel e estão em áreas de risco. Trabalhamos com todos os componentes e dimensões que podemos trabalhar”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas, segundo nota emitida pelo governo estadual.
Do total de unidades, 985 serão licitadas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), enquanto 81 moradias serão viabilizadas pela modalidade Carta de Crédito Imobiliário (CCI).
Segundo o governo estadual, 70 unidades serão construídas para populações indígenas, sendo 30 em Bertioga, 10 em Mongaguá e 30 em Peruíbe.
Confira as cidades contempladas:
Cubatão - 711 unidades
Bertioga - 202 unidades
Santos - 113 unidades
Peruíbe - 30 unidades
Mongaguá - 10 unidades
A partir da autorização para licitação das unidades, os editais começarão a ser publicados, dando início às construções, que serão divididas em lotes.
Desde 2023, o Casa Paulista já entregou 54 mil moradias e tem mais de 110 mil em produção em suas diversas modalidades. O programa beneficia famílias com renda de até três salários mínimos, que não tenham imóvel próprio ou financiamento habitacional.
Programa Bairro Paulista
Na mesma ocasião, Santos, Peruíbe e Itanhaém assinaram novos convênios do Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis, para a realização de melhorias urbanas. A estimativa é que os investimentos estaduais nesses projetos sejam de R$ 1,8 milhão.
Em Santos, estão previstas obras no Morro da Nova Cintra II, com a construção de uma praça com playground, bancos, mesas, pergolado, poste de LED e arborização urbana, além de uma quadra poliesportiva com pomar urbano, arborização e pavimentação.
No Conjunto Habitacional Peruíbe “J”, em Peruíbe, serão feitas melhorias em arborização urbana, pavimentação com blocos intertravados, faixa elevada, acessibilidade e sinalização.
Por fim, Itanhaém será beneficiada com implantação e qualificação viária, pavimentação, canteiro de chuva, arborização urbana e instalação de novo mobiliário urbano, como bancos, lixeiras e pergolado, no Bairro Jardim Rio do Poço I.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos