Lula se reúne com Pacheco em meio a negociações sobre indicação ao STF
PT quer Messias; ministros do STF e Senado apoiam Pacheco
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na noite desta segunda-feira (17) com o senador Rodrigo Pacheco em meio às negociações para a indicação de um nome para assumir a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).
A aposentadoria antecipada de Barroso abriu mais uma vaga no STF — a terceira indicação de Lula desde o início do atual mandato.
Entre os nomes cotados, estão:
Jorge Messias, advogado-geral da União e nome de confiança direta do presidente;
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado e aliado de Davi Alcolumbre;
Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).
Lula já sinalizou que o advogado-geral da União, Jorge Messias, segue como favorito para ser indicado para a vaga. No entanto, o nome de Messias enfrenta resistência no Senado.
Rodrigo Pacheco e Jorge Messias
Edilson Rodrigues/Agência Senado e Marcelo Camargo/Agência Brasil
Após a indicação pelo presidente da República, o escolhido é sabatinado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ), composta por 27 senadores, e precisa ser aprovado na comissão e em votação no Plenário.
Desde o início do ano o presidente já afirmava a vontade de ver Pacheco como candidato ao governo de Minas Gerais.FONTE: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/11/18/lula-se-reune-com-pacheco-em-meio-a-negociacoes-sobre-indicacao-ao-stf.ghtml