Mico-leão-caiçara, espécie que só existe na natureza, ganha ninhos artificiais em parque de SP; VÍDEO
28/10/2025
(Foto: Reprodução) Projeto de preservação de espécie ameaçada de extinção começa a funcionar
Ninhos artificiais foram instalados para atrair o mico-leão-caiçara ou mico-leão-da-cara-preta (Leontopithecus caissara), ameaçado de extinção, no Parque Estadual Lagamar, em Cananéia, no interior de São Paulo. Com menos de 400 indivíduos na natureza, o objetivo é preservar a espécie, que não é encontrada em nenhum zoológico do mundo.
"É uma espécie extremamente ameaçada de extinção. Não tem dessa espécie em nenhum zoológico do mundo. Se ela for extinta aqui, acabou na natureza", disse o gestor da Fundação Florestal (FF), Edson Mantilha de Oliveira.
O projeto de preservação começou a funcionar na última sexta-feira (24), com a instalação dos ninhos levados ao local por monitores ambientais, que integram o programa de proteção à espécie, criado há dois anos.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A iniciativa busca estimular o aumento populacional do mico-leão-caiçara, considerado uma das espécies de primatas mais ameaçadas do mundo.
"Com certeza está entre as principais espécies de primatas ameaçadas no mundo. Existe uma estimativa de menos de 400 indivíduos na natureza", reforçou Edson.
Nesta primeira etapa, três monitores ambientais instalaram cinco ninhos. Antes disso, percorreram a mata em busca do local ideal, cercado por árvores nativas. Os animais serão monitorados por um período de 30 a 60 dias.
Ninhos artificiais são instalados para preservação de espécie ameaçada que não tem em nenhum zoológico
Fundação Florestal
Antes de subir o ninho a cerca de 4 metros de altura, folhas secas da mata são colocadas no interior da caixa. Em seguida, os monitores usam ferramentas e arames para fixá-lo na árvore. Uma câmera também é instalada para captar imagens dos micos.
"A gente vai monitorar, acompanhar, mas é uma tentativa de oferecer ao mico um local de descanso à noite, de dormir, um dormitório. Isso dá mais proteção para ele porque é uma região bastante fria, de muita chuva e vento", disse Edson.
Som do mico
Equipe monitora o mico-leão-caiçara, espécie considerada ameaçada de extinção, no Parque Estadual Lagamar, em Cananéia
Fundação Florestal
Além dos ninhos, os monitores percorrem trilhas para observar a rotina dos micos. Eles usam uma antena para captar o som dos animais na floresta, com auxílio de rádio-colares colocados em dois grupos da espécie há um ano.
O equipamento emite sinal VHS, captado pela antena dos monitores ambientais. Assim, a equipe consegue localizar os micos e atuar na preservação da espécie.
Parque Estadual Lagamar
Parque Estadual Lagamar, em Cananéia (SP)
Guia de Áreas Protegidas SP
De acordo com o Guia de Áreas Protegidas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o Parque Estadual Lagamar foi criado em 2008 e ocupa mais de 40 mil hectares entre os municípios de Cananéia e Jacupiranga.
O Parque é habitat natural do mico-leão-da-cara-preta, espécie criticamente em perigo de extinção, endêmica da Mata Atlântica. Ela ocorre apenas na planície costeira do litoral sul de São Paulo e norte do Paraná, nos municípios de Guaraqueçaba (PR) e Cananéia (SP).
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos