PF bloqueia R$ 14 milhões em operação contra rede de apoio ao garimpo ilegal em Roraima
Área degradada pelo garimpo no Alto Catrimani, na Terra Indígena Yanomami
Lucas Silva/Platô Filmes/ISA
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (13), a Operação MI5, para desarticular uma estrutura de apoio ao garimpo ilegal em Roraima. A investigação identificou uma rede de abastecimento de combustíveis, transporte de insumos e escoamento de minérios extraídos de áreas de garimpo clandestino dentro da Terra Indígena Yanomami.
Segundo a PF, o grupo teria atuado entre 2019 e 2023, movimentando recursos e bens de origem suspeita. Análises financeiras apontaram operações incompatíveis com as rendas declaradas, o que indica a prática de lavagem de dinheiro e o uso de empresas para disfarçar lucros obtidos com a atividade ilegal.
Nesta fase da operação, os agentes cumpriram dois mandados de busca, apreensão e sequestro de bens, além de realizar o bloqueio judicial de mais de R$ 14 milhões em recursos, imóveis, veículos e ativos financeiros ligados aos investigados.
A PF informou que as investigações continuam para identificar todos os envolvidos na cadeia logística que sustenta o garimpo ilegal em território Yanomami.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.FONTE: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2025/11/13/pf-bloqueia-r-14-milhoes-em-operacao-contra-rede-de-apoio-ao-garimpo-ilegal-em-roraima.ghtml