Protetor solar, geladeira e choque térmico: veja dicas e curiosidades para preservar frutas no campo e em casa
30/12/2025
(Foto: Reprodução) Calor intenso afeta venda e armazenamento de frutas
Com o calor intenso e as viagens de fim de ano, frutas são opção para refrescar mas exigem atenção para não estragar rápido. Entre as dicas para mantê-las frescas e evitar desperdício, estão o armazenamento em temperaturas baixas, choque térmico e até uso de protetor solar para preservar a casca de melancias no campo - confira abaixo.
“As frutas sentem o calor e apodrecem mais rápido”, explica Claudinei Barbosa, diretor técnico operacional da Ceasa Campinas (SP).
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Como armazenar as frutas em casa
Barbosa orienta que a geladeira é a melhor opção. “Mantendo elas com a casca natural, lavando o mais próximo possível do consumo, assim também como cortando o mais próximo do consumo”, afirma. Confira as dicas:
Geladeira é ideal: o melhor é armazenar as frutas na gaveta ou em prateleiras baixas
Não lave antes de guardar: a umidade acelera o amadurecimento
Evite congelar para consumo in natura: o congelamento só vale para polpas ou sucos
Ambiente fresco e sem sol: se faltar espaço na geladeira, procure armazenar as frutas na temperatura mais baixa possível
Se não deu tempo de refrigerar, Barbosa sugere um truque rápido: “Mantenha a fruta com casca em uma bacia com gelo por alguns minutos e consuma em seguida. O choque térmico é bom, mas não pode demorar”.
Cuidados dos produtores e comerciantes
Para prolongar a vida útil, produtores aplicam protetor solar na casca de melancias.
Reprodução/EPTV
Além dos cuidados para o consumo, na Ceasa Campinas, comerciantes usam ventiladores e câmaras frias para manter a qualidade das frutas antes da venda. Elas são mantidas refrigeradas até serem expostas para os consumidores.
Em plantações, também são adotados cuidados específicos. Barbosa explica que, para prolongar a vida útil, produtores aplicam protetor solar nas melancias, por exemplo. “Não é agrotóxico, é um protetor que deve ser lavado antes do consumo”, explica. Segundo ele, a técnica evita lesões na casca e perda de qualidade ainda no campo.
Já para o consumidor, a dica é comprar a melancia inteira e estar atento ao tempo de consumo em pedaços. “Inteira é o mais indicado. Quem leva pedaço, consome em até dois dias na geladeira”, orienta a comerciante Cibele Mantuan, permissionária do Varejão Municipal de Piracicaba (SP)
A comerciante Célia Moraes, que também atua no Varejão, recomenda atenção especial ao morango. “Chega, abre a embalagem, põe papel-toalha entre as camadas e tampa. Assim dura até uma semana”, explica.
Para a lichia, ela tem um truque: “Molho um pano branco com água bem geladinha, torço e jogo por cima. No outro dia, ela está vermelhinha ainda”.
Comerciantes escolhem frutas às vésperas do Ano Novo.
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.